terça-feira, 20 de agosto de 2013

Artista fotografo que dialoga com meu trabalho.

O próximo desafio proposto a nós na aula de Foto 2 foi de escolhermos um artista fotografo que dialogasse com o nosso trabalho. A minha artista acabei achando por acaso, por que até então não a conhecia. Quando conheci o trabalho dela vi que dialogava bastante com o meu.

A artista é Francesca Woodman. O que me chamou atenção em suas fotografias e me levou a conhece-la foi o fato delas serem muito intrigantes e profundas, sempre em preto e branco, em cenários melancólicos, sombrios ou até mesmo como se estivessem abandonado. Francesca teve uma vida relativamente curta,cometeu suicídio aos 22 anos de idade.

BIOGRAFIA


Filha e irmã de artistas, Francesca nasceu em 03/04/1958 em Denver (Colorado - EUA). Começou a fotografar aos 13 anos, e logo adotou como padrão a utilização de filmes em preto e branco. Aos 17, ingressou na Rhode Island School of Design (RISD). 


Algum tempo após seu ingresso na RISD, ela foi contemplada com o Programa de Honra da instituição - o que lhe permitiu estudar em Roma por um ano. Durante o período em que esteve na Itália (1977-78), Francesca costumava frequentar a livraria e galeria Maldoror, especializada em livros de arte surrealista e futurista. Foi lá que ocorreu sua primeira exposição individual, e foi também o local onde ela começou a manter contato com um jovem grupo de artistas, que ficaria conhecido como a nova geração da Roman Transavanguardia

Após voltar aos Estados Unidos e concluir seus estudos na RISD, Woodman se mudou para Nova York. Na tentativa de seguir adiante com sua carreira, ela enviou portfólios a vários fotógrafos de moda, mas não obteve nenhum retorno. 

No verão de 1980, ela passou a ser uma artista residente da MacDowell Colony, em Peterborough (New Hampshire - EUA). No final daquele mesmo ano, ela cairia numa profunda depressão, causada pelo desapontamento com sua carreira fotográfica e pelo fim de um relacionamento amoroso. 

Em 19/01/1981, Francesca Woodman pulou da janela de seu apartamento em Nova York. Seu primeiro livro ("Disordered Interior Geometrie") havia acabado de ser publicado, cerca de uma semana antes de sua morte.



TRABALHOS

Francesca Woodman utiliza a própria imagem ou de modelos femininos, geralmente nus. Uma característica bem marcante em  seu trabalho é a utilização da baixa velocidade,  fazendo com que o corpo do modelo ou o rosto quase que desapareça, e ao mesmo tempo se funde com o ambiente.  Segue alguns trabalhos da artista.




























DESAFIO DA SEMANA: Fazer uma foto que fique parecida com a da minha artista.


Um desafio e tanto não? Pois bem, eu tentei,  fiz a minha foto, e o resultado foi esse:











Até a próxima. 

Fernanda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário